Produção de texto – Passo a passo

Para capacitar crianças na leitura e escrita, é crucial adotar estratégias que transcendam a mera decodificação, visando à compreensão de diversos tipos de textos.

A obra Produção Textual, destinada aos docentes e crianças do Ensino Fundamental I, inclui sete volumes, assim distribuídos: um livro da criança, para cada ano (1. ° ao 5.°) e um para o(a) professor(a). Um detalhamento a respeito dos conteúdos de Língua Portuguesa está à disposição de todos os envolvidos no processo de aprendizagem, bem como estratégias de correção (coletivas e individuais) com códigos e espaços para comentários dos familiares. Esta coleção propõe o encaminhamento do trabalho com  a escrita, desde o início da escolaridade.

Para garantir a eficácia desse processo, a coleção foi elaborada contemplando formas variadas de produção textual tanto no que se refere aos gêneros e tipologias mais utilizadas socialmente, como nos encaminhamentos propostos. Além de um número amplo de propostas de produção coletivas, as atividades em grupos e duplas também reforçam a possibilidade de troca e riqueza no trabalho.

Por outro lado, a coleção prima por conscientizar que a escrita também pode ser uma fonte de lazer. Por esse motivo há unidades em que a produção escrita é proposta através de jogos, contos, poemas,  adivinhas, lendas e outras formas lúdicas existentes na sociedade.

Outro aspecto tratado com muita atenção se refere ao encaminhamento de dois momentos de escrita: a versão original (o que a criança já consegue realizar de forma independente) e a versão definitiva, no qual a reescrita/reestruturação/refacção com a interferência do/a professor/a determinará o real avanço na qualidade da produção textual.

Ainda, para garantir o suporte para crianças e professores, o material conta, para cada proposta, com diferentes critérios de verificação. Isso tem como objetivo a autorregulação tanto das crianças como também pode ser uma forma de as famílias auxiliarem suas crianças antes que as mesmas apresentem suas produções textuais na escola.

A coleção garante espaço para dois outros momentos de vital importância no cotidiano escolar: a produção textual em outras áreas do conhecimento (História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física) e a comunicação efetiva entre Escola, Criança e Família.

Também foi priorizado espaço gráfico e possibilidade do(a) professor(a) propor produções como melhor convier ao seu planejamento ou às necessidades específicas de cada turma. Assim, gradativamente, o(a) aprendiz se apropria da escrita significativa, mesmo antes do domínio dessa prática, compreendendo a necessidade e a importância do ler e do escrever, para a vida cotidiana.

Para que a criança se torne  leitora  e  escritora,  superando  os limites da  decodificação  e  da  reprodução,  são  necessárias  estratégias  de leitura e escrita voltadas à depreensão de sentido dos diferentes tipos e gêneros textuais.

A prática da escrita requer, além do envolvimento íntimo e absolutamente indispensável com a leitura, a compreensão de questões específicas quanto ao objetivo, ao interlocutor, à estruturação do discurso, à coesão, à organização das ideias, à argumentação, à escolha das palavras.

Assim, escrever uma carta ou uma mensagem é diferente de escrever um poema, uma notícia, um anúncio, um conto. É preciso, mostrar à criança, por exemplo, que para produzir um texto publicitário é necessário empregar recursos para persuadir o leitor a consumir determinado produto. A articulação entre conteúdo e forma de cada gênero textual determina sua finalidade; dependendo do gênero ou do tipo de texto e da intenção do autor, os recursos linguísticos, a serem utilizados, serão diferentes.

Há, portanto, competências e habilidades que os (as) professores (as), a partir de suas ações, irão promover:

  • Suscitar na criança a necessidade de expressar graficamente suas ideias e opiniões sobre o mundo que a cerca.
  • Fornecer-lhe condições básicas para que tenha elementos para escrever (tanto do ponto de vista do código (conteúdos de Língua Portuguesa) como do significado (ideias do texto).
  • Desenvolver a  capacidade  de  fluência  em  leitura  e  de  compreensão  global de textos.
  • Transformar em escrita o que as crianças pensam ou falam.
  • Ampliar a capacidade de compreensão da estrutura e da função dos diferentes gêneros textuais.
  • Selecionar informações e argumentos relevantes para atrair o leitor.
  • Adequar o texto, com coesão e coerência, ao gênero e ao suporte.
  • Estabelecer e relacionar informações implícitas e explícitas nos textos lidos e escritos.
  • Verificar  o   produto   escrito,   acrescentando   e   reescrevendo   o   que   for necessário.
  • Agilizar ações para que a produção seja, de fato, encaminhada para o destinatário (interlocutor).
Para capacitar crianças na leitura e escrita, é crucial adotar estratégias que transcendam a mera decodificação, visando à compreensão de diversos tipos de textos.

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