O atual projeto resultou de ampla reflexão de pedagogos, professores e especialistas de várias áreas de ensino e foi concebido a partir de uma premissa fundamental: disponibilizar uma coleção de livros que contemple todas as áreas de conhecimento e que, pela excelência de seu projeto didático-pedagógico, se torne uma ferramenta indispensável a todas as pessoas que, por diversos motivos, não tiveram a oportunidade de completar sua educação escolarizada no momento oportuno.
Com essa iniciativa, a Editora DC endossa e viabiliza uma vitoriosa e fundamental política pública, que tem contribuído de forma decisiva para a educação em nosso país.
Ela oportuniza a reinserção educacional de um expressivo contingente de jovens e adultos, readequando sua vida escolar e resgatando a retomada de sua formação continuada – o que lhes facilitará, em muito, uma efetiva absorção pelo mercado de trabalho –, além de conferir a todos um sentido mais amplo de dignidade e cidadania plena.
A Educação de Jovens e Adultos irá ganhar grande impulso com a publicação pela Editora DC da presente coleção. Esta, inteiramente fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vai viabilizar que professores e estudantes se tornem cada vez mais protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.
Essa iniciativa da Editora DC abre novas perspectivas para jovens e adultos, com a disponibilização de um material didático que viabiliza uma efetiva interação em sala de aula, criando possibilidades para o desenvolvimento da autonomia e das múltiplas habilidades e competências, essenciais para o pleno sucesso do processo de retomada dos estudos.
Por essa razão, os livros que compõem a coleção indicam claramente aquilo que tanto o estudante da Educação de Jovens e Adultos regular quanto aquele se prepara para as próximas avaliações do Encceja – e, eventualmente, num segundo momento, para o próprio Enem – precisam “saber”, levando-se em conta os conhecimentos selecionados em cada área do conhecimento.
Mas, a coleção vai além, ao viabilizar em diversas oportunidades e em todas as disciplinas, que o estudante desenvolva determinadas competências e habilidades que lhe possibilitam “saber fazer”, isto é, “resolver demandas complexas da vida cotidiana”.
Nesse sentido, a coleção está em conexão “com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea”. Por essa razão, nos livros do “Projeto Recomeçar” houve a preocupação em contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, conectá-los e torná-los significativos para tornar o processo de ensino e aprendizagem ainda mais dinâmico.
Ressalte-se que o tratamento gráfico-visual de todos os livros os torna atraentes e convidativos à leitura. Porém, mais do que isso, uma vez que na seleção iconográfica teve-se o cuidado de escolher imagens que ampliassem a percepção do estudante sobre o tema.
Em História, por exemplo, as imagens podem ser trabalhadas como fontes documentais, indo além de seu caráter ilustrativo. Em outras disciplinas, como Geografia e Ciências, a profusão de mapas, gráficos, tabelas e infográficos – sempre inseridos de sorte a contextualizar e facilitar o estudo dos diversos temas – “abre” outras possibilidades de percepção e compreensão dos inúmeros objetos de estudo. Particularmente no livro de Matemática foram abertas “janelas” para que o estudante possa fazer seus registros de sorte a facilitar a fixação do conteúdo.