Nas trilhas dos sonhos e encantos de Lobato

Os livros "Nas Trilhas dos Sonhos e Encantos de Lobato" buscam tornar obras de Monteiro Lobato acessíveis, promovendo o interesse pela leitura e incentivando a reflexão crítica para uma sociedade mais consciente e equitativa.

Os Livros “Nas Trilhas dos Sonhos e Encantos de Lobato” almeja que o (a) estudante tenha a oportunidade de conhecer as obras do autor e aprender conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) de forma prazerosa e interdisciplinar.

Diante dos desafios educacionais que o século XXI nos impõe é indispensável (re) significar as obras que fazem parte do nosso patrimônio cultural de maneira a possibilitar que professores (as) e estudantes continuem buscando o avanço da humanidade, em prol de uma sociedade leitora e consciente do poder da leitura.

Cada livro para as crianças do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, oportuniza que crianças e professores (as) trilhem os sonhos e os encantos de Lobato adentrando dois livros de Monteiro Lobato por ano. 

A metodologia empregada nos livros prioriza a leitura, a reflexão, a criação e a ludicidade de forma a dar abertura para que o (a) professor (a) amplie as possibilidades e dialogue com os conteúdos curriculares das crianças inseridas em determinado ano escolar. Diante disso, ao final da 1ª Etapa do Ensino Fundamental, os (as) estudantes que tiverem acesso a todos os exemplares do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, terão lido no mínimo dez livros de Monteiro Lobato. 

Os livros para os (as) estudantes foram elaborados em uma abordagem interdisciplinar, que em alguns momentos passa a ser transdisciplinar, de forma que contempla conteúdos de diferentes componentes curriculares, com ênfase na Língua Portuguesa e na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Na mesma medida, as propostas para serem realizadas com os (as) estudantes procuram contemplar diferentes linguagens que possam encantá-los (las), considerando as diferentes linguagens e preferências.

O sonho e o encantamento que a literatura pode proporcionar são elementos indispensáveis na construção de saberes relevantes aos processos de escolarização e da vida. 

As obras de Monteiro Lobato fazem parte do patrimônio cultural brasileiro, no entanto precisam ser compreendidas considerando o contexto no qual as histórias foram criadas e o contexto do tempo e do espaço referenciado pelo autor. Monteiro Lobato, valorizador e estudioso da cultura brasileira, intencionou levá-la ao universo infantil em seus livros, para que as crianças com este conhecimento e com a imaginação e a criação aguçadas pudessem contribuir com o desenvolvimento do país.

Nessa perspectiva, o encantamento e a reflexão que cada obra de Lobato é capaz de suscitar, contribuem à construção de estudantes leitores (as), reflexivos (as) e atuantes em prol da construção de uma sociedade leitora, reflexiva, criativa, atuante, equitativa e consciente de sua capacidade enquanto um ser, indissociavelmente, individual e coletivo.

Trilhar os sonhos e os encantos que permeiam as obras de Literatura Infantil de Monteiro Lobato é uma caminhada que sempre que for percorrida terá novos elementos para serem investigados. Não há como esgotar a gama de possibilidades que suas histórias inspiram.

Nesta perspectiva, depois de várias décadas de algumas de suas primeiras publicações e quase um século de outras, estas mesmas obras continuam com o potencial de despertar nas crianças a curiosidade pela cultura brasileira, presente nos livros e o encantamento por suas histórias, como também a capacidade de alimentar a imaginação e a criatividade infantil.

Para capacitar crianças na leitura e escrita, é crucial adotar estratégias que transcendam a mera decodificação, visando à compreensão de diversos tipos de textos.

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